• Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Site Oficial
Site Oficial
Site Oficial
Contato
Contato
Contato
Seja nosso parceiro!
Seja nosso parceiro!
Seja nosso parceiro!

Como fazer um Mapa da Paz

18.1.2016

 

Hoje eu venho falar sobre os projetos de mudanças que costumamos realizar no período de ano novo. Estamos sempre com muitas boas ideias e propósitos para esse novo ciclo, só que muitos desses almejos ficam na nossa mente e esquecemos-nos de colocá-los em prática.

 

Estamos em uma época onde desejamos muito a paz mundial, mas esquecemos que para chegarmos à paz mundial ela tem que começar dentro de nós. As mudanças sempre são de dentro pra fora. Então, se quer realmente a paz mundial, seja a paz, cultive-a dentro de si, essa é a chave para que ela se reverbere do lado de fora.

 

Para ajudar um pouco na organização dessas mudanças, vou ensiná-los a fazer o que chamo de Mapa da Paz. Aprendi essa técnica há alguns anos e adaptei-a para uma causa maior. Este mapa nada mais é que um um mapa mental, uma maquete dessas mudanças e estará nos ajudando a lembrar constantemente de realizar as ações e tarefas necessárias. Essa é a hora de organizar de forma criativa todos aqueles projetos que costumamos procrastinar, muitas vezes são coisas simples, mas quando criamos o hábito de por em prática, fazem uma grande diferença na nossa vida.

 

O Mapa da Paz usa como instrumento norteador o Baguá, do Feng Shui. O Baguá é um mapa com forma de octógono, e cada um dos quadrantes representam um setor da vida. Os profissionais que trabalham com Feng Shui usam os conceitos principais como base para harmonizar os ambiente das casas, locais de trabalho, fazendo as mudanças e ajustes necessários para que a energia dos espaços fluam com maior equilíbrio e liberdade. O Mapa da Paz tem mais ou menos a mesma ideia. Só que vamos organizar as nossas prioridades, nossas ações, pensamentos e estimular as mudanças que precisamos realizar para que a nossa energia e nosso campo esteja mais harmônico com as leis universais.

 

 ENTENDENDO OS QUADRANTES DO BAGUÁ

 

Relacionamento: amor próprio, relacionamento amoroso/casamento, confiança.

Criatividade: ideias, projetos visionários, crescimento pessoal, filhos, viagens.

Amigos: amizades, lazer, reuniões, diversão em grupo, colaboração, pets.

Trabalho: carreira, parcerias, especializações, crescimento profissional.

Espiritualidade: intuição, autoconhecimento, crescimento interior, conexões espirituais.

Família: ancestrais, relação familiar, saúde, bem-estar, atividades físicas.

Prosperidade: gratidão, harmonia com o todo, abundância, finanças, bens materiais.

Sucesso: integridade, imagem, valores, realização pessoal e profissional.

Centro: A imagem que representa a união de todos os setores, a unidade, o equilíbrio.

 

 

O QUE PRECISO PARA FAZER MEU MAPA DA PAZ?

Para essa atividade, é necessário fazer um exercício de honestidade consigo mesmo, além de uma dose de diversão e liberdade de criação.

Para trabalharmos essa honestidade, precisamos fazer perguntas para cada setor, como por exemplo: O que eu posso mudar/desenvolver/praticar para que (ex: meu relacionamento amoroso) esteja em paz?

 

 

Material:

  • 1 folha de papel A4 ou cartolina (pode ser rascunho, desde que um dos lados esteja em branco). Ou salve e imprima o molde em folha A4 (abaixo). 

  • 1  tesoura

  • cola branca

  • revistas de diversos temas para recortar

 

Modo de fazer: 

 

1º - Imprima o molde ou faça um círculo grande na folha A4 ou na cartolina

 

2º - Busque e recorte nas revistas as imagens ou palavras que lhe remetem às suas metas, por exemplo, no setor de relacionamentos você quer desenvolver a paciência consigo mesmo ou com o parceiro, busque imagens e palavras chaves que representam isso pra você.

 

3º - Cole as imagens e palavras de forma livre no quadrante correspondente de cada setor, até que todos estejam preenchidos com as metas pensadas.

 

4º - No centro coloque uma imagem que represente o equilíbrio de todas essas ações, a conclusão de todo o mapa,  o benefício maior que virá das ações realizadas.

 

5º - Recorte o mapa na linha do círculo e pronto!

 

Molde para salvar e imprimir:

 

 

Veja um exemplo de Mapa da Paz abaixo:

 

 

Dicas:

- Crie um ambiente tranquilo para criar seu mapa. Músicas relaxantes, mantras, incensos são bem-vindos.

- O mapa pode ser feito sozinho ou em grupo, família e amigos. Com as crianças é muito divertido!

- Deixe-o visível. Tire cópia do seu mapa e distribua nos ambientes onde você mais fica, inclusive pode-se colocar uma cópia na agenda, diário, espelho, e até uma imagem dele na tela de proteção do seu computador.

- Para quem tem facilidade de usar softwares de mapas mentais e de edição de imagens, pode-se fazer um mapa virtual, mas não se esqueçam de deixá-lo visível.

- O mapa também pode ser desenhado.

- O mapa pode ser feito para outras áreas da sua vida, para seus desejos mais pessoais. Mas sempre tome cuidado com as coisas que deseja, sempre esteja ciente que o seu desejo está fundamentado em bases harmônicas.

 

Importante:

- Nunca use imagens ou palavras negativas no mapa. Seu mapa foi feito para emanar uma energia de paz, alegria e prosperidade para você e para o mundo. Estamos trabalhando a lei da atração, e segundo ela, atraímos o que vibramos. 

- Evite usar fotos de famosos, use fotos mais neutras, de preferência que podem te sugerir uma ação ou atitude com foco no bem estar em geral.

- Respeite o livre arbítrio. Busque colocar no mapa as mudanças que você deseja para si e não o que você deseja que mude na outra pessoa. São projetos seus, mudanças que você tem que fazer e cada um sabe o que deve mudar em si.

- Utilize metas realista. Às vezes, trabalhar com metas mais simples é muito mais eficaz.

- E lembre-se: o mapa é só um instrumento direcionador, o que trará os resultados será sua capacidade de agir. Tenha perceverança e fé!

 

 

Curta e compartilhem este exercício terapêutico!

Muita paz no caminho de todos!

_/\_

Please reload